sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Trabalho dá saúde.


Sempre ouvi dizer que o "trabalho dá saúde" e começo cada vez mais a acreditar nisso a ver pelas recentes notícias.

É raro o dia que não se leia nos jornais que alguém que vai a julgamento, ou que está indiciado em algum processo, nomeadamente, alguém de relevo, não pode comparecer no julgamento, ou é enviado para casa à espera de julgamento por motivos de saúde.

Primeiro foi no processo Casa Pia, em que o médico Ferreira Dinis estava com problemas de saúde, curiosamente apenas se ouviu falar dos referidos problemas quando estava em prisão preventiva. Depois e mais recentemente foi a libertação para prisão domiciliária de Oliveira e Costa (caso BPN) também motivada por problemas de saúde. Eis senão quando se houve também falar de problemas de saúde de Manuel Godinho no caso Face Oculta.

Mais recentemente, nova ausência de Oliveira e Costa no tribunal por motivos de saúde e de idade. Ao que parece os motivos de saúde e idade não tiveram a mesma preponderância durante o tempo em que foi Administrador do BPN e que esteve na origem deste processo judicial.

Ainda que esta amostra seja reduzida e possa não ser considerada representativa, parece existir por aqui uma estranha correlação entre a existência de processos judiciais e a existência de problemas de saúde, o que me leva a pensar que tentar fugir ao trabalho honesto pode ser prejudicial à saúde.

A verificar-se a existência de uma correlação entre a ilegalidade e os problemas de saúde, estaríamos perante uma excelente oportunidade para repensar o sistema judicial e instituir o trabalho de forma transversal nos nossos estabelecimentos prisionais, o que não só contribuiria para aumentar a produtividade do país com traria benefícios para a saúde dos visados.  

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...